Escrito por Jonas Duarte

Criada em 25 de Novembro de 1960 (54 anos)

O atendimento pastoral aos primitivos moradores da localidade hoje conhecida como Barreiros começou a ser prestado pelos Padres Franciscanos, da Paróquia de São José. A partir de 23 de novembro de 1944, com a criação da Paróquia de Nossa Senhora de Fátima e Santa Teresinha do Menino Jesus, no Estreito, Barreiros passou a integrar a nova Paróquia, até a data de sua criação.

Na década de 40, o local onde hoje está a Matriz era uma plantação de nogueiras. “Os moradores próximos ganhavam a vida colhendo nozes, que eram transformadas em óleo numa fábrica próxima”, lembra o Diác. Licínio. A 25 de novembro de 1960, o então arcebispo, Dom Joaquim Domingues de Oliveira, assinou o Decreto em que criava a Paróquia dos Sagrados Corações, em Barreiros, cujo atendimento pastoral foi confiado aos Padres dos Sagrados Corações.

Uma das maiores preocupações de seu primeiro Pároco, Pe. Justino Corstjens, foi a aquisição de um terreno para a construção da igreja matriz, uma vez que a Capela de Nossa Senhora de Lourdes, que servia de igreja matriz, era muito pequena. Para tanto foi adquirida uma quadra inteira, no Jardim Cidade de Florianópolis, hoje denominado de Barreiros.

A pedra fundamental da construção da Matriz, em forma de tenda, foi lançada a 12 de abril de 1964. A área coberta interna é de 1.750 m², dos quais, cerca de 500 m² destinados ao jardim interno. Próximo à igreja foi construída a casa paroquial, o salão paroquial e salas para catequese.

Com o crescimento populacional da região, foram criadas duas novas paróquias com toda a área desmembrada da Paróquia. Em 1983 foi criada a paróquia São Judas Tadeu, confiada aos Padres da mesma Congregação, e em 1990 foi criada a Paróquia Santa Cruz, essa com os padres diocesanos. Em 2005 foi cedida a comunidade de São Cristóvão, para a criação da Paróquia Nossa Senhora do Rosário.

A Congregação dos Padres dos Sagrados Corações permaneceu à frente da Paróquia até fins de 1988, quando, por falta de Sacerdotes, devolveu a responsabilidade pastoral à Arquidiocese. Como primeiro Pároco do clero diocesano foi nomeado Pe. Agostinho Staëhelin, que tomou posse no dia 8 de janeiro de 1989, em solene Celebração litúrgica na qual também se despediram da Paróquia os Padres dos Sagrados Corações.

Como primeiro Pároco Diocesano foi nomeado Pe. Agostinho Staehelin, que tomou posse no dia 8 de janeiro de 1989, em solene Celebração litúrgica na qual também se despediram da Paróquia os Padres dos Sagrados Corações. Nesta oportunidade foi afixada na entrada da igreja matriz uma placa com os seguintes dizeres: “A homenagem e os agradecimentos da Comunidade de Barreiros aos Padres dos Sagrados Corações que aqui trabalharam, de 11.02.61 a 08.01.89“.

Ao assumir os trabalhos frente à Paróquia Pe. Agostinho Staehlin, além dos trabalhos pastorais, tratou logo de providenciar a construção de um amplo salão paroquial, uma vez que o até então existente, anexo à Casa Paroquial, era pequeno demais.