Criada em 1985


Rua João Paulo Gaspar, 1687
Ipiranga | São José SC


Horários das Celebrações


A comunidade São Francisco de Assis, como qualquer outra, surgiu da necessidade do anúncio da Palavra de Deus e de um povo querendo se organizar.

comunidade_sfrancisco_220_140319Foi, então, que no ano de 1985, ainda com os Padres dos Sagrados Corações, trabalhando nessa Paróquia, com o apoio do Padre Justino e do Diácono Licínio, iniciaram-se, nessa comunidade, encontros do Advento e Natal, eram inicialmente realizados nas casas. Em outra oportunidade, o Pe. Justino celebrou, com essa comunidade, a primeira missa na carroceria de um caminhão.

Depois disso, as pessoas, motivadas, organizaram-se até conseguir alguns encontros na creche da Ação Social no Pedregal. Após o fechamento da creche, os encontros passaram a acontecer na casa das Irmãs Franciscanas de São José.

Nesta época, foi inaugurado o Colégio Homero de Miranda Gomes. Depois de alguns contatos com a Direção do Colégio, passou-se a celebrar numa das salas. A primeira missa neste local foi no primeiro domingo de novembro. A partir daí, todos os domingos tinha celebração ou missa.

No dia 04 de julho de 1987, foi nomeada a primeira Comissão de Assuntos Econômicos Paroquiais (CAEP). Essa Comissão se organizou e conseguiu um terreno, onde está a capela hoje. Em 1988, construiu-se um barraco, que servia de Capela e de salão de festas para catequese e reuniões. Ainda no mesmo ano, Waldemiro e Ione foram indicados para fazerem a formação de Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão.

Em outubro do mesmo ano, realizou-se a primeira festa do padroeiro no local onde está a Capela. Também concretizou-se neste ano a primeira turma a receber a Primeira Eucaristia.

Além de a comunidade agradecer aos Padres dos Sagrados Corações, ela teve ajuda de um Seminarista chamado Geremias, da Diocese de Palmas, PR, o qual fez pastoral nessa comunidade e ajudou muito em todas as atividades dela: catequese, liturgia, celebrações, cantos, mutirões, os quais o seminarista sempre participava. Geremias é hoje bispo de Paranavaí, no Paraná.