Quaresma, tempo de preparação para a festa da Páscoa, é ocasião favorável para revisar a vida e corrigir os rumos da caminhada cristã. Como em outros anos, a Igreja lança a Campanha da Fraternidade que auxilia a viver o espírito da Quaresma. O tema da CF 2020 é “Fraternidade e Vida: Dom e Compromisso”. O lema é: “viu, sentiu compaixão e cuidou dele”. A seguir proponho alguns pontos de reflexão que podem ser encontrados no Texto Base da CF.

O próximo – Um doutor da lei pergunta: quem é o meu próximo? E Jesus responde narrando a parábola do Bom Samaritano. A parábola inverte a pergunta. Não se trata tanto de saber quem é o próximo, mas ser o próximo de quem se encontra em necessidade. Não basta ter um conceito e manter-se indiferente, como o sacerdote e o levita da parábola. Para ser próximo do outro é preciso ter compaixão. “Proximidade, afinidade e serviço”, segundo Papa Francisco, são os critérios para a ação pastoral.

A partir das atitudes do Bom Samaritano é possível estabelecer um programa quaresmal com os seguintes passos. 1) Dedicar-se à escuta da Palavra que converte o coração; 2) Ter verdadeira atenção para com o outro; 3) Romper com a indiferença frente ao sofrimento do outro; 4) Ser disponível para o serviço.

A Quaresma é um caminho que conduz à vida nova revelada na Páscoa. Este caminho pede jejum, oração e esmola. O jejum ajuda a esvaziar-se de si e abrir-se ao outro. A oração é aproximação, nova relação, ocasião em que se é tocado pelo amor de Deus. A esmola é partilha de vida, cuidado amoroso; é encontro com o próximo é exercício do compromisso. Para o outro, o próximo é cada um de nós.

Quaresma é tempo de exercitar o olhar. Olhar é interessar-se pelo outro e pelo mundo em que se vive. É tempo de evitar o olhar que expressa indiferença, ódio, desprezo, tristeza, maldade, mentira. É importante aprender a ter o olhar do Bom Samaritano: olhar com interesse, com alegria, com esperança, com confiança, com compaixão, com perdão e verdade.

Por Dom Wilson Tadeu Jönck, scj