Os Grupos Bíblicos em Família (GBF) estão presentes há 50 anos na Arquidiocese de Florianópolis. A evangelização através dos GBF vem acontecendo desde as décadas de 70 e 80 e se fortalece cada vez mais em nossas comunidades e paróquias.

Os encontros acontecem semanalmente e reúnem pequenos grupos. São geralmente formados a partir das famílias que se reúnem nas casas para rezar, refletir a vida à luz da Palavra de Deus, favorecendo o encontro pessoal e comunitário com Jesus de Nazaré.

A casa é assumida como lugar do cultivo e de vivência dos valores do Reino. Lugar da partilha, do diálogo, da reflexão da vida, dando vez e voz para todos. Hoje, nesse jeito de ser Igreja em saída, vivemos a perseverança e a solidariedade dos primeiros cristãos seguidores de Jesus, fortalecendo o cultivo de vida em comunidade e de vivência da vida cristã.

A semente foi lançada. São anos de evangelização sob a ação do Espírito de Deus, na certeza de que os GBF são sementeiras de ministérios de vocações, lugar privilegiado onde surgem lideranças para todas as pastorais e movimentos, onde se criam laços de amizade entre vizinhos, reconciliação entre famílias, crescimento da fé, frutos de décadas de trabalho árduo e missionário.

Com o passar dos anos, e com muitos desafios, esses pequenos grupos se fortaleceram e se multiplicaram nas 70 paróquias de nossa Arquidiocese.
Neste ano de 2020 queremos ter a alegria de celebrar o Jubileu dos 50 anos de Igreja nas casas, uma história que foi construída por mãos, pés, mentes e coração de muitas mulheres e homens, na vivência e na partilha de suas alegrias e tristezas, desafios e angústias, lutas e vitórias, à luz da Palavra de Deus.

Vivemos um novo jeito de nos encontrar. Mesmo com o distanciamento social, os grupos fortalecem o vínculo entre si, renovam a esperança, reunindo-se em suas próprias casas, tornando-as Igrejas domésticas. Marcam essa época de evangelização virtual e verbal, unindo fé e vida, sendo Igreja em saída nas redes sociais, Igreja solidária profética e missionária, mantendo vivo e perseverante o jeito de ser Igreja das primeiras comunidades cristãs (Atos 2,42-47; 4,32-35). Mesmo em tempo de pandemia continuamos fortes na tribulação, firmes na esperança e perseverantes na oração e no anúncio da Palavra, colaborando para que o Reino de Deus aconteça entre nós.

Grupos Bíblicos em Família, uma bela caminhada movida pela ação do Espírito de Deus, que fez e faz história na vida das comunidades e do povo da nossa Igreja arquidiocesana.

Convidamos você, sua família e membros dos GBF para participar conosco. Vamos celebrar esse jeito de ser Igreja nas casas, no dia 30 de agosto, online, com transmissão pelo Facebook da Arquidiocese e da Igreja Santo Antônio – Campinas, São José.

Maria Glória da Silva
Coordenadora arquidiocesana dos Grupos Bíblicos em Família (GBF)