Já faz mais de um mês que o “coronavírus” botou a nossa vida de pernas para o ar. Tudo mudou. O que estava programado não mais acontecia. Fomos convencidos a permanecer dentro de casa. De repente, estávamos impedidos de fazer aquelas coisas que preenchiam o nosso dia.

Mas tudo na vida tem dois lados. Este momento, também, oferece condições de viver a vida de um outro modo. Não podemos sair de casa e ficamos impedidos de fazer as nossas coisas do dia a dia. Mas estamos vivos e podemos fazer outras tantas coisas dentro de casa e que são importantes para nossa vida.

A vida ensina que quando as situações apertam, devemos nos concentrar nas coisas mais importantes. Por exemplo, é preciso providenciar o alimento, tomar cuidado para não ficar doente. Uma das coisas importantes é o nosso relacionamento com Deus. Já que não se pode ir à igreja, deve-se procurar rezar em casa. É uma boa oportunidade para os pais e os filhos se reunirem e rezar.

Prezado(a)s catequistas – Aproveito a ocasião para agradecer o grande trabalho que realizam. A catequese é uma atividade fundamental, não só na vida das crianças e dos jovens, mas na vida de toda a comunidade

Tem chegado notícia do grande esforço que estão fazendo para manter contato com os catequizandos, usando as redes sociais e outros meios. E as novas gerações entendem bastante do uso deste aparelhinho chamado celular. Aproveito para incentivar que mantenham este contato. É bom que as catequizandos desenvolvam alguma atividade.

É compreensível que estejam apreensivo(a)s porque não se pode fixar a data das primeiras comunhões e das crismas. Pediria que não se angustiassem com esta situação. As crismas e primeiras comunhões acontecerão quando for possível. Em todo caso, mais importante que a data do calendário é que a presença de Jesus na vida de cada um. Devemos invocar a presença de Jesus em todas as situações da nossa vida, mesmo nestes tempos de pandemia.

Prezadas crianças que se prepararam para fazer a primeira Eucaristia. Posso imaginar que ficaram decepcionadas pelo fato de não poderem receber a primeira Eucaristia perto da Páscoa, como tinha sido preparado. Gostaria de dizer uma palavra para vocês. Reservem, todos os dias, um tempo para rezar. Neste momento você vai dizer a Jesus, quanto você O ama. E quanto você deseja recebê-lo. Vai dizer a Jesus que quer viver este momento com o mesmo espírito que Jesus viveu na subida do Monte Calvário, onde foi crucificado. Queremos aprender a sofrer como Jesus sofreu.

E não esqueça de fazer uma oração pelos seus pais e todos os membros da sua família. Reze também por aqueles que estão doentes desta pandemia, também pelas famílias onde morreu um dos membros com o “corona vírus.” Faça uma oração por aquelas pessoas que estão se dedicando para cuidar dos que estão doentes – os médicos, os enfermeiros, aqueles que se dedicam a socorrer os necessitados.

Gostaria de pedir a vocês, crianças, que mantenham contato com seus catequistas. Pode ser pelo celular. É bom que vocês façam alguma atividade em casa, durante este tempo. Neste período de pandemia, em que espera o dia da sua primeira comunhão, diga a Jesus, todos os dias, o quanto você deseja que Ele faça parte da sua vida.

Caros jovens que se prepararam para fazer a crisma. O dia da crisma estava marcado e teve que ser adiado. Como veem, há acontecimentos em nossa vida que fogem do nosso controle. Faz parte da vida aprender a administrar estes momentos. Peço que você desenvolva alguma atividade de vida cristã, enquanto não passe essa pandemia. É bom que você mantenha contato com seu catequista. Com a crisma o jovem assume a responsabilidade pela sua vida de fé. É bom que durante este tempo de distanciamento social você comece a desenvolver alguma atividade espiritual que depois passe a fazer parte da sua vida toda. Nas situações de dificuldades é que aparece o que há de mais precioso na vida do ser humano.

Meus caros pais dos catequizandos, especialmente vocês que têm um jovem para fazer a crisma ou com o dia da primeira comunhão do(a) filho(a) marcado e que agora teve que ser adiado. São momentos marcantes na vida do catequizando e para toda a família. É bom que seja um dia para ser lembrado pela presença de Cristo na vida deles.

Quero agradecer todo o apoio que vocês, pais, têm dado à caminhada da catequese nas comunidades. O(a)s catequistas têm feito frequentes referências positivas sobre a presença e participação dos pais na catequese dos filhos. Sou agradecido por esse esforço. Tenho certeza de que todo esforço para que seu filho seja grande amigo de Cristo se reverterá em bênçãos sobre o casal e toda a família.

A pandemia impede de ir até a Igreja para celebrar. É tempo de reforçar a prática da oração em casa. O Evangelho diz que onde dois ou mais se reunirem em seu nome Ele estará no meio deles. Na união da família em torno da pessoa de Cristo se renova e fortalece a fé. E quando o tempo de quarentena terminar, haveremos de nos reunir todos na nossa igreja e celebrar a primeira comunhão das nossas crianças e a crisma dos nossos jovens.

Deus os abençoe!

Florianópolis, 30 de abril de 2020.

Dom Wilson Tadeu Jönck – Arcebispo Metropolitano de Florianópolis

_______________________________________

Fonte: Arquidiocese de Florianópolis