E, para facilitar, Ele já nos fez a sua “Lista dos Desejos” com as ofertas que está esperando..
A Black Friday, literalmente “Sexta-Feira Preta”, é uma campanha comercial que se propõe a dar os maiores descontos do ano aos consumidores. Criada nos EUA, a Black Friday tem sido adotada no Brasil há alguns anos, com uma série de preços realmente vantajosos e outra série de falsas promoções que lhe valeram o apelido de “Black Fraude”. O consumidor deve ser prudente ao avaliar as ofertas e as “ofertas”.
Mas o conceito de “um dia por ano de grandes ofertas” não deveria se aplicar ao cristão: todos os dias, para o cristão, são dias de oferecer tudo a Deus e ao próximo!
Reconheçamos: não temos conseguido fazer isso… (Aliás, que este ato de humildade e sinceridade diante de Deus e de nós próprios seja a nossa primeira grande oferta a Deus em nossa Black Friday Católica!)
Mas que não seja a única!
E, como “nem só de pão vive o homem”, que as nossas grandes ofertas desta sexta-feira não sejam apenas sacrifícios materiais, mas sim a doação mais verdadeira que podemos realizar: não daquilo que temos, mas daqueles que somos.
Precisa de sugestões?
Lá vai: que tal dar doarmos a Deus, hoje, aquilo que Ele próprio nos pediu quando reuniu os seus discípulos, conforme a narrativa de São Mateus (Mt 10,8)?
“Curai os doentes, ressuscitai os mortos, purificai os leprosos, expulsai os demônios. De graça recebestes; de graça dai!”.
Por hoje, pelo menos por hoje, vamos levar esse pedido a sério?
Mais concreto ainda: para cortar as nossas desculpas diante da enormidade desse pedido, vamos focar: ofereçamos a Deus pelo menos a primeira parte dele – “curai os doentes”. Que tal?
Curar os doentes
Provavelmente, a maioria de nós não tem o dom de devolver a saúde física aos enfermos. Mas a cura de um ser humano é muito mais profunda do que apenas a cura biológica. As nossas doenças mais dolorosas e mortais brotam da nossa alma, primeiro porque a nossa natureza humana é decaída devido ao pecado original, e, depois, por causa da nossa própria fraqueza pessoal em dominar os nossos instintos e sublimar a nossa natureza, buscando a perfeição.
Pensemos em doenças concretas (e contagiosas). Por exemplo, as sete doenças capitais, os sete pecados capitais: gula, avareza, luxúria, ira, inveja, preguiça, soberba…
Estamos mal, né? Mas calma: todas elas têm tratamento e cura! A única doença que mata para sempre é o pecado contra o Espírito Santo: com essa doença, o jeito é prevenção permanente!
Que esta seja, então, a nossa Mega Oferta na Black Friday Católica: curar as nossas próprias doenças!
Ou pelo menos dar a elas uma terapia pra lá de intensiva hoje!
Mas Jesus não se referia a curarmos os “outros” doentes?
Sim, também – mas Deus nos deu um cérebro, bom senso e liberdade para decidirmos a maneira de fazer isto, certo? E parece que seria de bom senso tratarmos as nossas próprias doenças para poder ajudar melhor os nossos irmãos a tratarem das deles, não?
Vamos lá, católicos! Hoje, pelo menos hoje, ofereçamos a Deus o nosso melhor tratamento intensivo contra as nossas próprias doenças capitais da gula, da avareza, da luxúria, da ira, da inveja, da preguiça e da soberba.
A Black Friday Católica já está valendo!