Confira o Jornal da Arquidiocese do mês de novembro de 2019

A música é um importante instrumento de unidade para tornar eficaz o anúncio do Evangelho no mundo de hoje, através da beleza que ainda fascina e torna possível crer no amor do Pai. Por isso, nada melhor do que aproveitar a intercessão de Santa Cecília, padroeira dos músicos cuja memória litúrgica celebramos no dia 22…

Diálogo e Reconciliação no Oriente Médio – O Vídeo do Papa – novembro de 2019

No Oriente Médio, como em todo o mundo, é necessário falar a linguagem da reconciliação, do perdão e do diálogo. Embora às vezes não seja fácil, vale a pena fazê-lo. É por isso que o Papa Francisco nos encoraja a sermos todos homens e mulheres de reconciliação. “No Oriente Médio, a coexistência e o diálogo…

Maturidade humana e cristã. Por Dom Wilson Tadeu Jönck

Dom Wilson Tadeu Jönck, scj Arcebispo da Arquidiocese de Florianópolis Amadurecer é um processo de crescimento. Madura é uma pessoa que cumpre as tarefas próprias de uma pessoa adulta. Como a maturidade é uma meta muito difícil de alcançar, no itinerário educacional se estabelece como objetivo, não a maturidade, mas o amadurecimento. Afinal, a pessoa…

O Papa a médicos: fazer de cada caso clínico um encontro humano

Papa Francisco recordou “que a doença é mais que um fato clínico, medicamente circunscrita. É sempre a condição de uma pessoa, o doente”. Mariangela Jaguraba – Cidade do Vaticano O Papa Francisco recebeu em audiência, nesta sexta-feira (20/09), na Sala Clementina, no Vaticano, a Federação Nacional das Ordens dos Médicos Cirurgiões e Dentistas. “A medicina,…

Mês Missionário Extraordinário: A missão tem uma Igreja

O Papa Francisco nos convida a viver, em outubro de 2019, o Mês Missionário Extraordinário com o tema Batizados e enviados O Papa Francisco proclamou outubro de 2019 como Mês Missionário Extraordinário com o objetivo de: “despertar em medida maior a consciência da missio ad gentes e retomar com novo impulso a transformação missionária da…

Proteção dos oceanos – O Vídeo do Papa – Setembro 2019

Uma maneira de explicar a importância de cuidar dos oceanos é usar alguns exemplos simples, mas impressionantes: uma em cada duas pessoas vive dos oceanos. E a cada duas respirações que fazemos, uma é graças aos oceanos. Vamos cuidar deles. Sua morte implicaria a morte de tudo o que está vivo na terra, incluindo a…

Convite – Concentração Arquidiocesana do Apostolado da Oração

Prezados Sacerdotes, Diáconos, Religiosos (as), membros do Apostolado da Oração, Forças Vivas de nossa Igreja Arquidiocesana. Que a graça e a paz do Coração de Jesus esteja sempre conosco! Saudando-o/a com alegria, temos a satisfação de convidá-lo/a para participar com toda a família do Apostolado da Oração, da Concentração Arquidiocesana das Famílias do Apostolado da…

Ele ressuscitou, aleluia!

Ele não está aqui; ressuscitou, como tinha dito. Vinde ver onde Ele jazia. Mateus 28:6 Um terremoto assinalara a hora em que Jesus depusera a vida. Outro terremoto indicou o momento em que a retomou em triunfo. Aquele que vencera a morte e a sepultura saiu do túmulo com o passo do vencedor, por entre…

Médicos e humanitária em zonas de guerra – O Vídeo do Papa – abril de 2019

Nas situações mais difíceis e dramáticas, como em uma guerra, também podemos encontrar exemplos de bondade e generosidade. Os médicos e os colaboradores humanitários que trabalham nos conflitos armados são um bom exemplo. Lá onde alguns lutam para matar, eles lutam pela vida. “A presença dos médicos, dos enfermeiros e demais profissionais de saúde nas…

Papa Francisco explica a Semana Santa: Com a Páscoa o cristão se transforma em alguém novo

O Papa Francisco fala do Tríduo Pascal, os três dias chaves da Semana Santa, que “marcam as etapas fundamentais de nossa fé e de nossa vocação no mundo”. “Todos os cristãos são chamados a viver estes três dias santos como, por assim dizer, a ‘matriz’ de sua vida pessoa e comunitária”, explicou. “Estes três dias repropõem ao…