Para viver intensamente o chamado do Papa Francisco ao Ano de São José, a Arquidiocese de Florianópolis promove, de 26 a 30 de abril, um retiro online sobre a Carta Apostólica “Patris corde – Com coração de Pai”.

O retiro acontecerá através de reflexões diárias nas redes sociais oficiais da Arquidiocese. A cada dia, uma parte da carta apostólica será apresentada por pessoas convidadas, em uma transmissão ao vivo pelo Facebook e Youtube, sempre às 20h. Não é necessário inscrição para participar do evento, que é gratuito. Para facilitar o acesso, a Arquidiocese de Florianópolis criou uma

O retiro será conduzido pelo Vigário Geral da Arquidiocese, Pe. Vitor Galdino Feller. “Será uma oportunidade para mergulhar nas palavras do Papa Francisco e reavivar nossa devoção a São José”, reforça Pe. Vitor.

SOBRE A PATRIS CORDE

O documento, lançado em celebração dos 150 anos da declaração do Esposo de Maria como Padroeiro da Igreja Católica, foi apresentado pelo pontífice no último dia 8 de dezembro.

As reflexões do Papa Francisco retomam a mensagem contida nos poucos versículos transmitidos nos Evangelhos para destacar ainda mais, assim como seus antecessores, o papel central de José na história da Salvação: o Beato Pio IX o declarou “Padroeiro da Igreja Católica”, o Venerável Pio XII o apresentou como “Padroeiro dos Trabalhadores”, e São João Paulo II como “Guardião do Redentor”.

Esta edição inclui também o Decreto Jubilar um ensaio sobre São José e os Papas (de Pio IX ao Papa Francisco) e orações a São José.

> Clique aqui para acessar o documento no site do Vaticano.

PROGRAMAÇÃO DO RETIRO:

Dia 26 | SEGUNDA-FEIRA: Apresentação do retiro e explicação do Decreto sobre as indulgências especiais por ocasião do Ano de São José – Pe. Vitor Galdino Feller, Vigário Geral da Arquidiocese.

Dia 27 | TERÇA-FEIRA: Introdução à Patris Corde e primeiro capítulo – Irmã Marlene Bertoldi, IIC, coordenadora do Serviço de Animação Bíblico Catequético.

Dia 28 | QUARTA-FEIRA: Capítulos 2 e 3 da Patris Corde – Professor Carlos Martendal.

Dia 29 | QUINTA-FEIRA: Capítulos 4 e 5 da Patris Corde – Irmã Marli Catarina Schlindwein, FSJ, diretora do Centro Educacional Menino Jesus e religiosa da Congregação das Irmãs Franciscanas de São José.

Dia 30 | SEXTA-FEIRA: Capítulos 6 e 7 e encerramento – Pe. Alcides Albony Amaral, coordenador da Coordenação Arquidiocesana de Pastoral.