Iniciativas nas áreas de saúde, educação e resgate da cidadania têm sido o foco da atividade dos mais de um milhão e meio de voluntários, em todo o país.

Nos dias 14 a 25 de agosto, a Pastoral da Criança, organismo social da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), comemora 30 anos de ações de apoio às crianças e às gestantes em Santa Catarina. Iniciativas nas áreas de saúde, educação e resgate da cidadania têm sido o foco da atividade dos mais de um milhão e meio de voluntários, em todo o país. Eles levam a mística desenvolvida pela médica, Dra. Zilda Arns, falecida em 2012, aos 27 estados da federação e mais de 17 países da África, Ásia, América Latina e Caribe.

As mais de 150 comunidades, distribuídas em oito municípios, de 12 paróquias que contam com as ações da Pastoral da Criança na Arquidiocese de Florianópolis, vão comemorar a passagem dessa data com várias atividades como: panfletagens, pedágios e Celebrações Eucarísticas.

Para a coordenadora arquidiocesana, Irmã Terezinha Medeiros, da Congregação Franciscana de São José, “esses 30 anos de caminhada marcam o empenho de tantos homens e mulheres que dedicaram um pouco do seu tempo para apoiar mães e crianças a melhorar de vida”.

pastoral-mil-dias.marca_A Pastoral da Criança, com 138 voluntários na Arquidiocese, atendeu no primeiro trimestre de 2015, 1.399 crianças, de zero a seis anos, em visitas que costumam ser mensais, algumas até semanais. Os voluntários registram dados sobre a saúde, a educação e o desenvolvimento da criança, orientam quanto à vacinação, alimentação e cuidados que a mãe precisa ter em cada faixa etária dos filhos.

Uma campanha em circulação nacional fortalece a decisão de que toda gestação dura “mil dias”, correspondente aos nove meses de vida uterina e mais os dois primeiros anos de vida. Segundo pesquisas, nessa fase, as crianças precisam de atenção redobrada diante de todas as fragilidades a que são expostas, pois comprometem uma vida inteira.

*Colaboração de Andréa Barros

Serviço

Pastoral da Criança
Para ser um voluntário
(48) 9959-0365 / (47)  9941-0627

Fonte: Pastoral da Criança comemora 30 anos em Santa Catarina Arquidiocese de Florianópolis/SC