Transmissão online de Missas

A internet foi o grande ambiente de missão e da presença da Igreja em 2020. Com as restrições para as celebrações nas igrejas da Arquidiocese, a Pastoral da Comunicação ganhou força nas comunidades ao encontrar soluções criativas para os desafios das paróquias no ambiente digital, principalmente as transmissões das missas dominicais.

Lives para todos os gostos

Paróquias, grupos, pastorais e movimentos também investiram em lives para evangelizar e formar os fiéis durante a pandemia. A Renovação Carismática Católica realizou um Festival de Música Online com o tema “Esperança”. Já o Setor Juventude da Arquidiocese promoveu as vocações em uma live animada, que também tinha o objetivo de arrecadar recursos aos seminários. Uma live formativa foi promovida pela FACASC para marcar o Mês da Bíblia, que lançou uma campanha de arrecadação para o Centro de Integração Social Santa Dulce como gesto concreto. O Mês Missionário também foi fechado com um bate-papo online sobre Missão Ad Gentes e o chamado missionário. Além de tudo, as paróquias organizaram os seus próprios eventos online, como a Paróquia Senhor Bom Jesus de Nazaré, da Palhoça, que fez uma live beneficente em parceria com a Comunidade Shalom.

Encontros online de Catequese

Os encontros da Iniciação à Vida Cristã não pararam na Arquidiocese. Os catequistas utilizaram as novas tecnologias para permanecer em contato com as famílias e catequizandos, promovendo encontros online ou enviar orientações via WhatsApp, para que façam os encontros do Itinerário, com atenção à leitura da Palavra de Deus e ao que é solicitado para a sua reflexão junto com seus pais ou responsáveis.

Jubileu de Ouro dos Grupos Bíblicos em Família

Os Grupos Bíblicos em Família (GBF) estão presentes há 50 anos na Arquidiocese de Florianópolis. A evangelização através dos GBF vem acontecendo desde as décadas de 70 e 80 e se fortalece cada vez mais em nossas comunidades e paróquias. Além das celebrações nas foranias e paróquias, a Arquidiocese realizou uma Concentração Online para marcar o jubileu, no dia 30 de agosto, com transmissão da Paróquia Santo Antônio, em Campinas, São José.

Jubileu de Ouro do Movimento de Irmãos

Os membros do Movimento de Irmãos celebraram os 50 anos do movimento em diversas missas realizadas no âmbito da Arquidiocese de Florianópolis. No dia 28 de junho, o Arcebispo de Florianópolis, Dom Wilson Tadeu Jönck, presidiu uma dessas celebrações realizada na Paróquia Militar Cristo Rei, em Florianópolis.

Jubileu de Ouro do Movimento de Cursilhos de Cristandade

Os 50 anos de fundação do Movimento de Cursilhos de Cristandade foi celebrado principalmente de modo online. Uma extensa programação havia sido planejada, mas tudo foi cancelado com as medidas de combate ao novo coronavírus para garantir a segurança e a vida dos membros.

_____________________
Artigo Veiculado na Revista de Verão da Arquidiocese de Florianópolis, Edição de 2020-2021