O sentido e as partes da grande celebração católica explicados de maneira simples.

topicA missa é a grande celebração da Igreja porque nos reúne para escutar a Palavra de Deus, recordar a Ceia em que Cristo nos deixou seu Corpo e seu Sangue, e renovar seu sacrifício na cruz. Cada momento da missa é muito importante e especial, como você verá a seguir:

Ao iniciar

Nós nos reunimos e saudamos sob o olhar de Deus Pai, Filho e Espírito Santo, porque Ele estará presente em tudo o que vai acontecer dentro da missa.

Ato penitencial e Glória

Dizemos “Senhor, tende piedade de nós” pedindo a Deus que perdoe nossos erros, nossas falhas para com os outros e conosco mesmos, pelo pecado. E como o seu amor é tão grande e nos perdoa, nós lhe cantamos “Glória”, louvando seu poder e a paz que nos dá.

Leitura da Palavra

Deus nos fala e, por isso, escutaremos leituras bíblicas, de profetas ou apóstolos, nas quais Ele busca salvar seu povo ou quer nos ensinar a ser melhores. Cantamos um salmo, que é um louvor poético a Deus, e também ouvimos Jesus Cristo no santo Evangelho.

Homilia

O sacerdote que está presidindo nossa missa e que estudou a Palavra de Deus fará uma homilia, ou seja, uma reflexão para explicar-nos o que Deus quer nos dizer nas leituras. Ele nos motivará e nos dará os conselhos necessários para melhorar nossos passos.

Ofertório

Nós oferecemos a Deus nosso trabalho diário no pão e no vinho que chegam ao altar. Ao dar um pouco do nosso dinheiro ou alguma oferenda na missa, damos parte do nosso esforço diário a Deus e Ele o recebe junto com as nossas orações.

Consagração

Sob as mãos do sacerdote e com a oração de todos, o Espírito de Deus desce e permite que o pão e o vinho se transformem no Corpo e no Sangue de Jesus Cristo. O padre eleva um e outro e, de joelhos, nós adoramos Jesus com os anjos e santos que não vemos nesse momento, mas que estão lá, dizendo junto conosco: “Meu Senhor e meu Deus”.

Comunhão

Assim como Jesus nos ensinou e unidos como irmãos, rezamos a Deus, dizendo “Pai nosso”; depois nos desejamos “a paz do Senhor”, como Jesus nos pediu. E, ao encontrar-nos todos nessa alegria e disposição, vamos receber a Eucaristia na comunhão.

Ao terminar a missa, o padre nos diz: “Ide em paz”, porque vamos embora com Deus em nossos corações, para continuar nossa missão no mundo. Com Ele ao nosso lado, irão também seus santos e seus anjos, para que alcancemos a felicidade a cada dia.

(Publicado originalmente em Desde la Fe)

sources: DESDE LA FE