Novo Dicastério da Cúria Romana: Secretaria para Comunicação

Com uma Carta Apostólica em forma de “Motu proprio”, o Papa Francisco institui neste sábado (27/06) um novo Dicastério da Cúria Romana: a Secretaria para a Comunicação.

Depois de examinar relatórios e de ouvir o parecer unânime do Conselho de Cardeais, o Pontífice assim motivou a sua decisão: “O atual contexto comunicativo, caracterizado pela presença e pelo desenvolvimento das mídias digitais, pelos fatores da convergência e da interatividade, requer uma reformulação do sistema informativo da Santa Sé e uma reorganização que proceda decididamente rumo a uma integração e gestão unitária”.

Para melhor servir

Deste modo, o Papa considera que todas os organismos que até o momento se ocuparam da comunicação sejam incorporadas num novo Dicastério da Cúria Romana, para responder “sempre melhor às exigências da missão da Igreja”.

Integram o novo Dicastério os seguintes organismos: Pontifício Conselho das Comunicações Sociais; Sala de Imprensa da Santa Sé; Serviço Internet Vaticano; Rádio Vaticano; Centro Televisivo Vaticano; L’Osservatore Romano; Tipografia Vaticana; Serviço Fotográfico; Livraria Editora Vaticana.

Esses organismos prosseguem suas próprias atividades, seguindo as indicações oferecidas pela Secretaria para a Comunicação, que a partir de agora assumirá também a gestão do site institucional da Santa Sé e o serviço Twitter do Papa: @pontifex.

A Secretaria para a Comunicação iniciará suas funções no dia 29 de junho próximo, tendo como sede provisória a Rádio Vaticano.

Responsáveis

O Papa nomeou como novo Prefeito da Secretaria o atual Diretor do Centro Televisivo Vaticano, Mons. Dario Edoardo Viganò; e como Secretário o Responsável pelo Serviço Internet Vaticano, Mons. Lucio Adrian Ruiz. O Diretor-Geral será Dr. Paolo Nusiner, Responsável pelo jornal Avvenire; e o Vice-Diretor o Dr. Giacomo Ghisani, Responsável pelas Relações Internacionais da Rádio Vaticano.

Fonte: Novo Dicastério da Cúria Romana: Secretaria para Comunicação – Rádio Vaticano