Uma vocação fundamental: viver em comunidade e em sociedade. Os GBF querem nos ajudar neste caminho e ainda mais com a Campanha da Fraternidade deste ano: Fraternidade, Igreja e Sociedade!

Vamos fortalecer nossa caminhada com os GBF.

Padre Alceoni

Os livretos dos GBF já estão na Secretaria Paroquial.

Leia abaixo a apresentação feita por nosso Arcebispo Dom Wilson Tadeu Jönck:

IGREJA E SOCIEDADE

Os encontros dos Grupos Bíblicos em Família colocam, para o tempo da Quaresma e Páscoa, a reflexão do tema da Campanha da Fraternidade 2015: ”Igreja e Sociedade”. Somos convidados a ler a realidade à luz da Palavra de Deus. O cristão vive no mundo, sofre a influência de tudo que acontece a sua volta. A nossa convicção é que a presença do cristão no mundo, com sua vida e seu testemunho, torna a sociedade melhor. Este é um compromisso do cristão assumido desde o Batismo.

A maior parte da população do Brasil vive nas cidades (85%). Não conseguimos, ainda, construir a cidade que desejamos. Hoje a cidade apresenta várias dificuldades, algumas muito difíceis de serem superadas. Há muita desigualdade, há problemas habitacionais, a violência tende a crescer, vai aumentando o número de pessoas dependentes de droga. Há ainda o problema da mobilidade, do lixo, das precárias condições sanitárias. No campo persiste o problema da reforma agrária, o êxodo rural que esvazia os campos e incha as periferias das cidades, os povos tradicionais que não recebem a atenção necessária.

O cristão tem uma missão no mundo, torná-lo melhor. Alicerçado nos ensinamentos do Evangelho, o cristão dará a sua contribuição para que haja leis mais justas, e as estruturas sociais que possam beneficiar a todos. Os critérios de ação serão: luta pela dignidade da pessoa, a busca do bem comum e a construção da paz. Temos certeza de que onde se vive os ensinamentos do Evangelho, aí crescerá a paz, a justiça, a ajuda mútua e diminuirá a violência, a injustiça e a indiferença pelos outros. O cristão não pode assumir uma atitude passiva diante do mundo. Ele é chamado a uma atitude ativa na construção da história dos homens, na construção da sociedade onde vive.

D. Wilson Tadeu Jönck
Arcebispo

cartaz_livrete_gbf_quaresma2015