Antes de subir ao céu, Jesus marcou com os discípulos na Galileia, norte da Palestina, um encontro em um monte que ele ia indicar. A Galileia é um lugar de passagem de muita gente, culturas e crenças, onde Jesus iniciou sua missão.

“A Galileia representa o mundo onde moramos. Os apóstolos, e nós também, são enviados a evangelizar a Galileia, todos os povos, a começar pela nossa família. No dia marcado, no monte indicado, os discípulos se encontram com Jesus. Podemos dizer que o GBF é o monte indicado para o encontro com Jesus. Ali escutamos a Palavra de Deus, fortalecemos a união com Cristo e tornamos a acolher o mandato de Cristo para evangelizar a família e a comunidade. A pandemia é o tempo privilegiado para frequentarmos o monte que Jesus indicou. Ali, no encontro com Cristo, fortalecemos a nossa fé e renovamos a disposição de escutar o que Cristo quer de nós. Na caminhada cristã é necessário voltar muitas vezes ao monte que Jesus indicou”, afirmou Dom Wilson Tadeu Jönck.

Neste Tempo Comum, refletiremos sobre a missão de Jesus confiada aos apóstolos, seus discípulos, e também a nós: “Ide pelo mundo inteiro e levai o Evangelho a toda criatura”.

É tempo de esperança e de renovação. É um novo modo de evangelizar por meios virtual e verbal. Para fortalecer nossa fé em Jesus Cristo ressuscitado, oferecemos a você, leitor(a), animador(a) e membros da Igreja arquidiocesana o Livreto do Tempo Comum – IGREJA NAS CASAS – com a Celebração Inicial e mais 16 encontros, iluminados pelos quatro pilares da Ação Evangelizadora da nossa Igreja arquidiocesana e do Brasil: Palavra, Pão, Caridade e Ação Missionária.

Caminharemos com Jesus, refletindo sobre seus ensinamentos, fortalecendo esse jeito de a Igreja ser, na casa, na Comunidade Eclesial Missionária a serviço do Reino.

O livreto foi elaborado para vivermos com novo ardor os 50 anos de Igreja nas Casas, um novo modo de evangelizar pela ação do Espírito Santo.  O livreto é um meio de ajuda para dinamizar o seu, o nosso encontro pessoal e comunitário com Jesus, rezando e refletindo os encontros à luz da Palavra em nossa própria casa, com familiares e em comunhão com os irmãos e irmãs que também estão em sua casa fazendo os encontros, acompanhando pelo Facebook, WhatsApp, rádios e outros meios de comunicação virtual e verbal.

Envolva as pessoas próximas de você, idosos, jovens e crianças, convidando-os a participar dos Grupos Bíblicos em Família (GBF), e até pedindo orientações para seus filhos e netos no acesso às redes sociais, que às vezes não sabemos usar de forma correta e funcional. Nesse novo tempo que estamos vivendo, o Papa Francisco nos convoca a vivermos com mais intensidade a nossa fé em Jesus Cristo e nos convida a sermos discípulos missionários autênticos e fiéis ao Evangelho.

Lembramos que a identidade do Grupo Bíblico em Família, à luz da Palavra, é unir fé e vida, oração, reflexão e ação; sem esse tripé, o grupo torna-se apenas de oração. Com a Bíblia na mão e em sintonia com todos os GBF e com a Igreja, caminharemos com Jesus neste Tempo Comum, de modo virtual, verbal ou presencial.

Maria Gloria da Silva

Coordenadora arquidiocesana dos GBF

Clique aqui fazer o download do Livreto do Tempo Comum.