Há um aniversariante especial neste mês de dezembro. Interessante que é um aniversariante não mais “presente” fisicamente Nele mesmo, mas “presente” em todas as pessoas de Boa Vontade; presente em todos os que não tem presentes costumeiramente na vida, isto é, os mais pobres.

Ele veio fazem mais de 2000 anos. Fez história. Foi amado e cuidado com uma criança bem vinda. Cresceu. Esteve entre pessoas cultas e sábias. Gostava muito de estar com sua mãe Maria e seu pai adotivo, José. Mas, se sentia bem mesmo era estar com os amigos, que Ele chamou de Discípulos, fazendo o bem e promovendo a vida e a dignidade de tantas pessoas.
O Menino cresceu em graça, estatura e sabedoria. E que Jovem Sábio. Que Jovem Belo, no sentido mais profundo e completo da Beleza: caráter, simplicidade, bondade…

Pois Este mesmo Menino que é lembrado não só historicamente falando, mas, sobretudo presencialmente falando, está querendo continuar “nascendo” no meio de toda a humanidade nestes dias.

E ele vai nascer! E o que fazer com o Menino que vem?

Ele vem novamente para abrir mentes e corações. Ele vem para lembrar a todo homem e mulher que há um laço que une a todos: O AMOR!

Fazer o que com o Menino que vem para mostrar aos deserdados da terra que eles não estão sozinhos. Ele vem para apontar para as mesas que estão cheias de pão que o pão concentrado embolora.

Fazer o que com o Menino que vem para fortalecer os laços de bondade e que chama a todos ao Diálogo. Diálogo entre Igrejas e Religiões.

O que fazer com o Menino que vem e quer ser abraçado para que este abraço transforme e leve a esta mesma ação em tantas situações de solidão.

O que fazer com este Menino? Com certeza a resposta estará bem perto de cada qual que decidir acolhê-lo de modo particular, comunitário e social.

O Menino vem? O que fazer com Ele?

Que a presença constante Dele ensine, Ele mesmo como Mestre, o que Melhor fazer com a sua presença transformadora que se faz presente para todas as Criaturas!

Pe. Alceoni Berkenbrock