O Arcebispo da Arquidiocese de Florianópolis, Dom Wilson Tadeu Jönck, SCJ, participa, a partir desta terça-feira, 14, da 53ª Assembleia Geral (AG) da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que será realizada de 14 a 25 de abril, em Aparecida (SP).

Este ano, a AG será eletiva, ou seja, haverá a escolha da nova presidência para quadriênio de 2015 a 2019 e dos presidentes das Comissões Episcopais Pastorais. O Cardeal Arcebispo de Aparecida, Dom Raymundo Damasceno Assis, deixará o cargo de presidente da CNBB, que ocupou nos últimos quatro anos.

Os bispos ainda revisarão as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil. As Diretrizes estão sendo atualizadas à luz dos documentos pontifícios, do magistério pontifício, sobretudo à luz da Exortação Apostólica Evangelli Gaudium e com base nos discursos do Papa Francisco aos bispos do Brasil e do Conselho Episcopal Latino-americano (Celam), por ocasião da Jornada Mundial da Juventude.

Antes de embarcar para Aparecida, Dom Wilson falou da expectativa desta assembleia:

Vigília juvenil

Da noite de 18 de abril até a manhã do domingo, 19, jovens de todo país estarão reunidos em vigília de oração no Santuário Nacional de Aparecida. Esta será uma das primeiras ações do projeto “300 anos de bênçãos: com a mãe Aparecida, juventude em missão”, organizado pela Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude da CNBB.

O encontro começa às 23h. Em seguida haverá uma representação teatral sobre o encontro da imagem nas águas do rio Paraíba, em 1717.

A zero hora, jovens representantes de todas as dioceses do país participam de uma procissão, partindo do subsolo da Basílica até o altar.

A oração do terço começa a 01h30. Durante a oração mariana, pregações de bispos, leituras bíblicas, encenações e testemunhos de representantes de movimentos, congregações, pastorais e novas comunidades.

A adoração ao Santíssimo Sacramento acontecerá às 05h, seguida de uma nova procissão, desta vez, do centro de eventos Padre Vitor Coelho de Almeida até o Santuário, com os jovens e religiosos acompanhando o trajeto com a Imagem de Nossa Senhora Aparecida.

Para finalizar a vigília, às 11h ocorre a procissão da juventude com os bispos reunidos na AG, levando a imagem de Nossa Senhora Aparecida do Centro de Eventos até a Basílica. E às 11h30, Missa de encerramento do retiro dos bispos e envio missionário da juventude.