Arquidiocese de Florianópolis na luta pelo combate e prevenção às drogas

A Arquidiocese de Florianópolis conta com um amplo trabalho social voltado na área da prevenção e combate às drogas. São oito institutos que lutam diariamente para ajudar homens e mulheres que desejam uma vida nova, longe da adicção.

São eles: Comunidades Bethânia e Terapêutica Espírito Santo (ambas em São João Batista), Fazenda da Esperança e Clínica Caminho do Sol (ambas em Florianópolis), Centros de Tratamento Recanto Paz e Bem (Palhoça) e Recanto Silvestre (Biguaçu), Comunidades Terapêuticas Lar Recanto da Esperança (Florianópolis) e Anjos da Paz (Rancho Queimado).

Conheça abaixo dois destes institutos.

Instituto Kairós – Centro de Tratamento Recanto Silvestre

Entidade filantrópica e sem fins lucrativos, de prevenção, recuperação e estudos em dependência química. Foi fundado no dia 19 de maio de 1999, na Capela Santa Catarina de Alexandria, do Colégio Catarinense, em Florianópolis. Sediado atualmente junto ao Centro de Tratamento Recanto Silvestre, bairro Fundos, município de Biguaçu.

combateasdrogas_kairos_150624

O tratamento consiste na Terapia Cognitivo-Comportamental aliado aos doze passos dos alcóolicos anônimos. Tem como bases a espiritualidade, disciplina, trabalho, mente aberta, honestidade e boa vontade. Os residentes participam ainda de oficinas de fotografia, panificação e recebem atendimento com profissionais da área da saúde. O local também recebe visita de alunos dos colégios de Florianópolis que fazem trabalho de prevenção.

Nos 16 anos do Instituto Kairós, passaram pelo Centro de Tratamento de Biguaçu e o “Recanto Paz e Bem”, de Palhoça, 1897 residentes para o tratamento do álcool e das drogas. “É a vitória da vida que se concentra em pequenos gestos, é a ressurreição”, afirma o fundador, Pe. Luiz Prim.

Aldo Amorin, que já foi interno e hoje trabalha no administrativo do Instituto, afirma que uma recuperação para ser bem-sucedida precisa ter um despertar espiritual renovado diariamente. “É uma conversão do homem velho para o novo. O residente se torna uma pessoa melhor. Aqui encontro amor e paz”, finaliza.

Estrutura física

Tem capacidade para abrigar 25 residentes. Possui cozinha, refeitório, consultórios, capela, escritório de coordenação, área de serviço. Fica localizado em uma área de 47 hectares.

Conta com cinco coordenadores, psiquiatras e psicólogos.

Projeto geração de renda e ressocialização

Procurando capacitar os internos/residentes em alternativas de inserção no mercado de trabalho no período pós-tratamento e, também, oportunizando o chamado “Fundo de Ressocialização”, que favorece a retomada da vida na satisfação das necessidades de moradia, transporte, alimentação e outras, o Instituto Kairós criou um projeto de renda, Pão pela vida. Consiste na oficina de panificação que capacita os internos na preparação de variados tipos de pães, depois comercializados em ambientes específicos.

Serviço

Instituto Kairós
Centro de Tratamento Recanto Silvestre
Rua: Alfredo João Firmino, 783 – Bairro Fundos / Biguaçu

Fraternidade Missionária O Caminho

Fraternidade instalada na Arquidiocese há dois anos e conta com 20 religiosas nas duas casas, uma no bairro Jardim Atlântico e outra na Coloninha, em Florianópolis.

Atuam diretamente no trabalho de dependência química de mulheres acima de 18 anos, em situação de prostituição e àquelas que vivem nas ruas.

Na casa do Jardim Atlântico as religiosas recebem formação e todas as sextas-feiras elas fazem o trabalho da “Pastoral de Rua”. Ou seja, elas vão ao encontro deste grupo de mulheres em situação de risco e que desejam se recuperar e aceitam ajuda.

Na casa da Coloninha é o trabalho propriamente dito com as mulheres internas. Como está em reforma, conta com três mulheres em recuperação e uma lista de espera.

 

Fonte: Arquidiocese de Florianópolis