A Catedral de Orvieto, na Itália, guarda um dos milagres Eucarísticos mais importantes na história da Igreja e que motivou o Papa Urbano IV a instituir a Solenidade de Corpus Christi.

Em meados do século XIII, Pe. Pedro de Praga duvidava sobre a presença de Cristo na Eucaristia e realizou uma peregrinação a Roma para rogar sobre o túmulo de São Pedro uma graça de fé.

Ao regressar, enquanto celebrava a Santa Missa em Bolsena, na cripta de Santa Cristina, a Sagrada Hóstia sangrou, manchando o corporal com o preciosíssimo sangue.

A notícia chegou rapidamente ao Papa Urbano IV, que estava muito perto de Orvieto e mandou que o corporal fosse levado até ele. A venerada relíquia foi levada em procissão e diz-se que o Pontífice, ao ver o milagre, ajoelhou-se diante do corporal e, em seguida, o mostrou à população.

Mais tarde, o Santo Padre publicou a bula “Transiturus”, com a qual ordenou que fosse celebrada a Solenidade de Corpus Christi em toda a Igreja na quinta-feira depois do domingo da Santíssima Trindade.

Do mesmo modo, o Papa Urbano IV encomendou a Santo Tomás de Aquino a preparação de um ofício litúrgico para a festa e a composição de hinos, que são entoados até o dia de hoje: Tantum Ergo, Lauda Sion.

A santa relíquia é conservada na Catedral de Orvieto e pode ser apreciada em uma capela construída em honra a este milagre Eucarístico. O corporal sai em procissão todos os anos durante a Festa de Corpus Christi e são presididas as celebrações Eucarísticas na Catedral.

São João Paulo II, durante sua visita à Catedral de Orvieto em 1990, assinalou que “Jesus se converteu em nosso alimento espiritual para proclamar a soberana dignidade do homem, para reivindicar seus direitos e suas justas exigências, para transmitir-lhes o segredo da vitória definitiva sobre o mal e a comunhão eterna com Deus”.

Fonte: ACI Digital

Arquidiocese de Florianópolis

Considerando o atual cenário da pandemia de Covid-19, as celebrações de Corpus Christi, 11 de junho, na Arquidiocese de Florianópolis, acontecerão nas paróquias de modo presencial e online. Cada paróquia irá se organizar segundo a sua realidade, procurando evitar aglomerações e observando as medidas de prevenção e as normas e orientações já expostas pelas autoridades sanitárias do estado de Santa Catarina e também pelo Arquidiocese.

Em seu amor por nós até o fim, Jesus quis permanecer, em seu Corpo e Sangue, em nosso meio. Em cada missa de que participamos estamos celebrando o Mistério da Fé que o próprio Jesus ordenou na noite de quinta-feira santa quando celebrou a última ceia com os seus Apóstolos: “Fazei isto em memória de mim” (Lc 22,19; I Cor 11, 25-26). É a presença real de Jesus Crucificado-Ressuscitado em nossos altares. É extraordinário saber que a cada missa estamos face a face com o nosso salvador, aquele nos amou, se entregou, carregou a cruz no Calvário, morreu e ressuscitou para nos salvar. E não estamos apenas diante dele, mas também o recebemos em nosso ser. E quando alimentamo-nos do Pão Vivo descido do céu, nos unimos profundamente a Ele, permanecemos n’Ele e nos tornamos um com Ele.  E assim a vida do Cristo deve pulsar em nossa vida através do amor aos irmãos. Naquela mesma noite Ele também deixou registrado: “Nisto reconhecerão todos que sois meus discípulos se tiverdes amor uns pelos outros” (Jo 13,35).

Neste dia em que manifestamos nossa fé na presença real de Jesus na Eucaristia, as Paróquias estarão também fazendo coleta de alimentos para os necessitados.

Fonte: Arquidiocese de Florianópolis

Vaticano

A Sala de Imprensa da Santa Sé informou que o Papa Francisco celebrará a Missa de Corpus Christi no domingo, 14 de junho, na Basílica de São Pedro e contará com a presença de cerca de 50 fiéis.

“Domingo, 14 de junho, às 9h45, o Papa Francisco celebrará a Santa Missa pela festa do Corpus Domini, no altar da Cátedra da Basílica Vaticana. Cerca de 50 fiéis estarão presentes na Celebração eucarística presidida pelo Santo Padre”, informou em 8 de junho.

Em 18 de maio, as igrejas da Itália e do Vaticano foram reabertas para a celebração da Missa com a presença dos fiéis, após várias semanas nas quais as Eucaristias só podiam ser celebradas de forma privada para evitar contágios de coronavírus. No entanto, ainda devem ser feitas as medidas sanitárias como a redução da capacidade e o distanciamento entre as pessoas para evitar novos casos de COVID-19.

No ano passado, o Santo Padre celebrou o Corpus Christi na igreja de Santa Maria Consoladora e, depois da Missa, presidiu a procissão do Santíssimo Sacramento pelas ruas circundantes. Em 2018, ele foi ao bairro de Ostia – muito perto do mar -, onde celebrou a Eucaristia, a procissão e as bênçãos eucarísticas.

Assim, em 2020, será a terceira vez que o Papa Francisco não celebrará a Missa de Corpus Christi no átrio da Basílica de São João de Latrão, com a tradicional procissão na rua Merulana em Roma até chegar ao átrio da Basílica de Santa Maria Maior e conceder a bênção eucarística.

Fonte: ACI Digital