Nossos protetores espirituais não nos abandonam quando nos tornamos adultos. Aliás, é nessa fase que mais precisamos dele

Carta da leitora:

Como eu posso estabelecer uma relação com meu anjo da guarda? Esse mediador tão poderoso está tão perto de nós que é um desperdício não construir uma relação com ele. O que você recomenda?

Beth

—————————————–

Querida Beth,

Nossos anjos da guarda são fantásticos! É uma pena que muita gente passou a considerar essa devoção como algo infantil. Muito dificilmente encontraremos um símbolo ou uma iconografia destes nossos ajudantes em que não apareça também uma criança pequena. Porém, nossos protetores individuais não saem do nosso lado quando nos tornamos adultos. Por isso é muito inteligente da sua parte querer estabelecer uma relação com eles.

E eles são muito poderosos! Os anjos da guarda são criaturas divinas fortes. Lembre-se de que, quando a Bíblia faz referência a eles, menciona que a aparência que eles têm produz uma reação de medo e terror em algumas pessoas.

As crianças sempre estão inerentemente cheias de fé e nascem com a capacidade de acreditar. Os adultos lutam com a crença quando sua percepção se torna obscura, por causa do cinismo e da dúvida. Isso é normal em nossas vidas adultas, apesar de ser uma fase em que mais necessitamos da ajuda divina de nossos anjos da guarda (até para que ele nos proteja de nós mesmos).

Pois bem: estabeleça uma relação com seu anjo da guarda como você faria com qualquer outra pessoa. Isso significa que você deve conversar com ele. Quando falamos para as pessoas que desejam crescer na santidade e se aproximar de Deus que elas devem rezar, isso supõe uma forma de comunicação sobrenatural. Seu anjo está simultaneamente com você e diante de Deus. Por isso, busque orações que ajudem a crescer na santidade. Aqui estão algumas sugestões:

Mas você não precisa de orações formais: simplesmente converse com seu anjo. Geralmente, entro para as minhas reuniões pedindo que ele me dê uma cotovelada, caso eu esteja a ponto de dizer alguma besteira. Ou lhe peço que fale com o anjo de algum companheiro de trabalho para que, caso a gente tenha algum desacordo, que ele nos ajude a trabalhar juntos e em paz.

Muitas pessoas acreditam que os anjos da guarda são apenas (e somente isso) os seres que nos protegem do dano físico e nos afastam dos problemas. Mas eles também são os guardiães de nossa espiritualidade e podem nos ajudar a lutar contra as tentações. Quando penso em “anjo” e “guarda”, lembro-me de que existem força e resistência em suas definições.

Minha avó costumava dizer que as mães enviam sempre os seus anjos da guarda aos anjos da guarda de seus filhos, a fim de que eles levem orações e boas mensagens. Ela acreditava que os anjos conversavam entres eles também. E por que não? Algumas pessoas, inclusive, dirão que, se pedirmos, eles se encarregarão de concluir nossas orações e terços, caso a gente caia no sono na metade da oração.

Eu gosto de pedir a ajuda do meu anjo antes da Confissão, enquanto eu faço o exame de consciência. Quando eu sinto uma tentação particular para um pecado, peço-lhe ajuda. Além disso, costumo pedir que ele cuide do meu filho ou que agradeça ao anjo da guarda do meu filho por cuidar dele. No pequeno altar que eu tenho em casa estão Maria, Jesus, José (meu santo padroeiro e padroeiro do meu filho) e uma imagem do anjo da guarda.

Nem sempre eu me lembro das orações dedicadas aos anjos da guarda nem procuro no telefone as ladainhas ou novenas completas. Mas lembro que devo reconhecer sua função em minha vida física e espiritual e agradecer-lhes pela ajuda. É nestes pequenos detalhes que a minha relação com meu anjo da guarda se torna mais íntima.