mapa_foranias_arquidioceseDurante celebração realizada no dia 05 de fevereiro de 2015, na matriz da Paróquia Nossa Senhora Apareciida da Procasa, foi instalada a Forania de Barreiros, São José. Na celebração o Pe. Alceoni Berkenbrock assumiu como Vigário Forâneo da mesma.

Da Forania de Barreiros fazem parte as paróquias:
• Nossa Senhora Aparecida-Procasa;
• Nossa Senhora do Rosário-São José;
• Sagrados Corações-Barreiros;
• Santa Cruz-Areias; e
• São Judas Tadeu-Barreiros.

A celebração iniciou com a leitura da provisão de criação da Forania, em seguida foram introduzidas as imagens dos Padroeiros das Paróquias que compõem a Forania e os Párocos fizeram uma breve apresentação de suas respectivas paróquias.

Padre Alceoni presidiu a celebração e lembrou que das paróquias que compõe a Forania de Barreiros, duas delas, a paróquia de Santa Cruz e a paróquia São Judas Tadeu foram desmenbradas da Sagrados Corações, e que este fato as torna ainda mais unidas. Comentou também que a proximidade territorial deve contribuir para uma caminhada pastoral em comum.

Concelebraram o Pe. José Artulino Besen, Pároco da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, Pe. Kelvin Konz Pároco da Paróquia Santa Cruz, Pe. Tarcísio José Schuch que recém assumiu como Pároco da Paróquia São Judas Tadeu, Pe. Neri José Hoffmann Vigário da Paróquia dos Sagrados Corações e os Diáconos Osmar José Matucheski e Waldemiro Pagliarini da Paróquia dos Sagrados Corações. O Pe. Adão Carlos Machado Marcelino Pároco da Nossa Senhora do Rosário não pode comparecer devido a compromissos já assumidos anteriormente.

Conforme resolução da 28ª Assembleia Arquidiocesana de Pastoral realizada em julho de 2014, a Arquidiocese de Florianópolis foi dividida em 13 Foranias, novo nome dado para as antigas Comarcas, conforme propõe o Código de Direito Canônico. Forania é um grupo determinado de paróquias. Cada forania é confiada a um vigário forâneo que por sua vez, representa aquele território junto ao conselho presbiteral. Essa união de diversas paróquias mais próximas territorialmente favorece o trabalho pastoral mediante uma ação em comum.