1

 

O que diz a Igreja sobre a Cultura

Bento XVI: Disse promover cultura católica é vocação da Igreja americana; por fim, ele fez um apelo a que os católicos da América para que sejam um fermento do Evangelho na vida social, política e cultural.
Dentro deste contexto o Papa Francisco em sua Exortação Apostólica EVANGELII GAUDIUM (A alegria do Evangelho) ressalta que:

Uma cultura inédita palpita e está em elaboração na cidade. O Sínodo constatou que as transformações dessas grandes áreas e a cultura que exprimem são, hoje, um lugar privilegiado da nova evangelização.

Torna-se necessária uma evangelização que ilumine os novos modos de se relacionar com DEUS, com os outros e com o ambiente, e que suscite os valores fundamentais . É necessário chegar aonde são concedidas as novas histórias e paradigmas, alcançar com a Palavra de Jesus os núcleos mais profundos da alma das cidades. Não se deve esquecer que a cidade é um ambiente multicultural.

 

Viver a fundo a realidade humana e inserir-se no coração dos desafios como fermento de testemunho, em qualquer cultura, em qualquer cidade, melhora o cristão e fecunda a cidade.

Para responder a estes desafios, a Paróquia dos Sagrados Corações, através do Grupo de Apoio aos Projetos Sociais de Barreiros – GAPROSB , criou a Semana Cultural dos Sagrados Corações; que será um espaço de apresentações artísticas, teatrais, musicais, literárias e folclóricas que tem por finalidade promover um encontro entre pessoas que se dedicam ao trabalho cultural e que, na diversidade de culturas que caracteriza o mundo de hoje, buscam um lugar de diálogo, de troca de experiências e de valorização.

 

Principais objetivos

1. Oportunizar, valorizar e integrar os diversos grupos culturais locais e toda a sua comunidade paroquial.
2. Criar e proporcionar para comunidade local, um espaço onde aconteça um encontro pessoal, livre e gratuito entre aqueles que “procuram na cultura o homem integral, o homem todo inteiro, em toda a verdade da sua subjetividade espiritual e corporal” (João Paulo II, Discurso à UNESCO).
3. Possibilitar um lugar de encontro das diversas culturas locais, que através de suas manifestações artísticas, possam contribuir para pluralidade e preservação de sua cultura.
4. Redescobrir nas diferentes posturas culturais os pontos comuns que já existem e que levam à formulação de propostas para enfrentar as questões do homem de hoje.

 

Programação

14/09 (Domingo) – Abertura da Semana Cultural com Missa às 09:30 e 19:30 com apresentações culturais na Matriz dos Sagrados Corações
15/09 à 19/09 (De Segunda-Feira a Sexta-feira) – das 17:00 às 22:00 Apresentações teatrais, Danças, coralistas, literárias, musicais e de folclore local.
20/09 (Sábado) das 14:00 às 19:00 – Apresentações do Folclore Local (com boi de mamão, pau de fita, terno de reis e outras atrações)

Teremos exposição de trabalhos artesanais, oficinas de artes e olaria; bazar com vendas de produtos locais, sorteio de brindes e um serviço de alimentação.

 

Inscrições

Inscrições até 15 de agosto!
Inscrições prorrogadas até 31 de agosto!!

As Inscrições para a Semana Cultural estarão abertas no período de 01 de Julho de 2014 a 15 de Agosto de 2014. Inscrições prorrogadas até 31 de agosto de 2014. A organização da Semana Cultural poderá encerrar as inscrições antes da data prevista, devido ao número limitado de apresentações.

Consulte o regulamento e baixe os demais arquivos nos links abaixo.

 

Equipe de trabalho/ apoiadores

Paróquia dos Sagrados Corações, GAPROSB, Apostolado da Oração, Grupos de Jovens, Ação Social de Barreiros, catequistas, CPC Matriz, CPC NSª de Lourdes, CPC Pedregal, CPC Solimar, CPC Potecas, CPC Arruda, CPC São Francisco, Movimento de Irmãos, AA, NA e Lideranças Locais.

 

Venha participar desta Semana Cultural, sua presença é fundamental para o êxito e o sucesso deste evento!

 

Arquivos para download / Material