São grupos que se encontram “em família” (em clima familiar) para rezar (oração), refletir a realidade à luz da Palavra de Deus (reflexão) e comprometer-se com a vida em todas as dimensões (ação), visando a transformar as pessoas, as comunidades e a sociedade.

Tanto a Igreja em Santa Catarina como a nossa Arquidiocese entendem que os GBF são a Igreja na base, nas casas, no chão da vida. Neles é possível concentrar diversas ações evangelizadoras e pastorais da Igreja, como a leitura refletida e orante da Bíblia, a catequese com adultos, o aprofundamento da fé, o despertar de vocações e ministérios, a formação de lideranças, a prática concreta do amor, a solução de conflitos pessoais e grupais.

Os GBF formam comunidades concretas de fé, porque manifestam a presença de Jesus no meio do povo (Mt 18,20) e testemunham a mensagem de esperança de Jesus Ressuscitado que prometeu permanecer conosco até os fins dos tempos (Mt 28,20).

O que faz?

O Grupo Bíblico em Família ajuda a pessoa a ter intimidade com a Palavra de Deus, reflete a vida à luz dessa Palavra e vai amadurecendo sua vida de fé.

• Fortalece os laços de amizade entre vizinhos, famílias e grupos, abre espaço para a partilha do saber, incentiva a convivência no amor, na justiça, na solidariedade e na unidade.
• Desperta vocações e lideranças para o serviço do Reino, nos diversos ministérios da Igreja.
• Incentiva as pastorais, movimentos e grupos a criar a comunhão na diversidade da Igreja.
• Renova a identidade do ser cristão e fortalece a consciência da missão da Igreja, no compromisso com os ensinamentos e a prática de Jesus Cristo.
• Evangeliza, encorajando os fiéis a assumir os desafios do mundo atual, tais como o individualismo, a violência, a exclusão e outros.
• Busca na prática da solidariedade, na promoção humana e no respeito mútuo a defesa da vida em todas as dimensões, dando continuidade ao projeto de Jesus que veio ”para que todos tenham vida em abundância” (Jo 10,10).

logo_gbf-724x1024

GBF: Arquidiocese comemora 50 Anos de Igreja nas Casas

Os Grupos Bíblicos em Família (GBF) estão presentes há 50 anos na Arquidiocese de Florianópolis. A evangelização através dos GBF vem acontecendo desde as décadas de 70 e 80 e se fortalece cada vez mais em nossas comunidades e paróquias. Os encontros acontecem semanalmente e reúnem pequenos grupos. São geralmente formados a partir das famílias…

Veja mais

Livreto com os encontros para Grupos Bíblicos em Família e CEBs para o tempo da Quaresma e Páscoa-2016

O Livreto com os encontros para Grupos Bíblicos em Família e CEBs para o tempo da Quaresma e Páscoa para 2016 já estão disponíveis na Secretaria Paroquial. Os encontros deste livreto têm por objetivo nos preparar para a festa da Páscoa do Senhor. Em espirito quaresmal e pascal vamos vivenciar o Jubileu da Misericórdia proclamado…

Veja mais

Livreto com os encontros para Grupos Bíblicos em Família e CEBs para o tempo do Advento/Natal de 2015

Os livretos estão disponíveis em sua paróquia ou na Coordenação Arquidiocesana de Pastoral Apresentação de Dom Wilson ANO JUBILAR DA MISERICÓRDIA No tempo do Advento acontece a abertura do Ano Jubilar da Misericórdia proclamado pela Papa Francisco. No espírito do Ano Santo somos convidados a nos preparar para a festa do Natal do Senhor. Destaco alguns…

Veja mais