Criada em 1982


Rua Santa Maria dos Anjos (Rua 87), 3098
Pedregal | São José SC


Horários das Celebrações


A comunidade do morro do Pedregal está situada no Bairro Ipiranga, São José. Constitui um bairro de extrema pobreza, em que há falta de moradias, saneamento básico, saúde, educação. A maioria das famílias vive de subempregos e são provenientes do interior do Estado de Santa Catarina, onde ocorre o êxodo rural.

comunidade_stamariadosanjos_220_140322Sem infraestrutura, alojam-se os familiares nesse morro, que é uma área verde. Ali a luta pela sobrevivência é grande e, por causa disso, muitas crianças com apenas 12 anos precisam trabalhar. Das pessoas moradoras do Pedregal, são tirados todos os seus direitos, inclusive o de viver. A organização e a força de vontade da comunidade traduzem a esperança para continuar a luta.

Como em todo lugar, o povo sofre a consequência de um sistema que explora, domina e marginaliza. Em meio a um povo que luta e se organiza, há outro que busca a fuga no alcoolismo, nas drogas e na violência.

A religião, no início, era somente a católica. Como havia poucos moradores e todos se conheciam, então, um ficava padrinho do filho do outro. Como a comunidade ainda não tinha a sua Igreja, os pais batizavam os filhos na Catedral ou na Matriz dos Sagrados Corações. Com o aumento da população, a Igreja Matriz adotou os filhos dos fiéis dessa comunidade, os padres foram atendê-los nas casas, onde celebravam missas, e preparavam presépios.

Em 1984, teve início a construção da Capela, com doações e, em mutirão, as famílias da comunidade ajudavam, inclusive as crianças.

Sr. Dilberto, conhecido como Frei Giberto, foi o que conseguiu muitas doações. Ao perceber que havia muitas crianças ajudando na construção da Capela, comentou com os moradores que a padroeira poderia ser Santa Maria dos Anjos. Como esses aceitaram, Frei Gilberto fez a doação da imagem. A inauguração da Capela aconteceu em 06 de agosto de 1986, com missa celebrada pela comunidade, presidida pelo Padre Junipero, o qual, no mesmo dia, tiveram muitos batizados.

Nessa época também, chegaram três Irmãs Franciscanas: Margarth Cocco, Ivonete Feuser e Isabel Melo, e iniciaram seu trabalho junto à comunidade.

Hoje, a comunidade não conta mais com a ajuda das Irmãs Salesianas, porque a sua Congregação as retirou da comunidade.

A força do Deus de libertação nos dá coragem de continuar nos organizando e lutando pela vida.

Com o Pe. Francisco, em 2010, a Capela foi totalmente restaurada.