O Livreto com os encontros para Grupos Bíblicos em Família e CEBs para o tempo da Quaresma e Páscoa para 2016 já estão disponíveis na Secretaria Paroquial.

Os encontros deste livreto têm por objetivo nos preparar para a festa da Páscoa do Senhor. Em espirito quaresmal e pascal vamos vivenciar o Jubileu da Misericórdia proclamado pelo Papa Francisco e aprofundar a temática da Campanha da Fraternidade Ecumênica proposto pela Igreja. Queremos ser protagonistas da misericórdia e do amor de Deus, assumindo o compromisso do cuidado com nossa Casa Comum”.

Apresentação – por Dom Wilson

A Prática da Misericórdia

O livreto dos Grupos Bíblicos em Família do Tempo da Quaresma e Páscoa destaca dois temas muito importantes. O primeiro é o tema da Campanha da Fraternidade Ecumênica de 2016. O segundo é o Ano Santo da Misericórdia.

A CF 2016 focaliza o cuidado que devemos ter com o mundo em que vivemos. Este tema foi investido de uma importância maior com a publicação da encíclica “Laudato Sì” pelo Papa Francisco. A intervenção do ser humano sobre o ambiente tem sido destrutiva em tantos casos. Há alguns problemas que precisam de solução urgente. Basta citar alguns: o clima, a poluição do ar e dos rios, o abastecimento de água, a falta de esgoto, o uso de agrotóxico, o que fazer com o lixo produzido pelas cidades.

Por outro lado, o Papa, ao convocar o Ano Santo, tem ressaltado algumas atividades para o tempo da Quaresma. O Ano Santo é um tempo de conversão, de mudança de atitudes, de aprender a praticar a misericórdia. É preciso deixar uma cultura de indiferença, de individualismo, de conformismo. O Papa deseja que a Quaresma do Ano Santo seja marcada pelo exercício do perdão. Destaca, sobretudo, o sacramento da reconciliação, a vida de oração e a prática das obras de misericórdia.

O Papa tem a convicção de que, se a prática da misericórdia for intensificada, haverá uma mudança na sociedade, será a transformação da vida nova prometida por Cristo. Da mesma forma, o compromisso com o Evangelho de Cristo nos leva a assumir um compromisso de lutar para que o nosso mundo seja um lugar melhor para se viver.

Que a reflexão e a oração a partir dos conteúdos do livreto para encontros dos Grupos Bíblicos em Família possam fazer crescer em nós a prática da misericórdia e a responsabilidade por construir um ambiente melhor para morar.

Florianópolis, quaresma de 2016.

Dom Wilson Tadeu Jönck
Arcebispo Metropolitano