Dom Salm foi escolhido para sucessão de Dom Wilson Tadeu Jönck, eleito há quatro anos, quando também era bispo de Tubarão

Dom João Francisco Salm foi eleito, consensualmente, pelos bispos diocesanos atuantes em Santa Catarina para sucessão do atual presidente, dom Wilson Tadeu Jönck, arcebispo de Florianópolis, na presidência do Regional Sul 4 da CNBB. O novo presidente é bispo diocesano de Tubarão.

Dom Jacinto Inácio Flach, bispo de Criciúma assumiu, a Vice-presidência do Regional Sul 4 ao lado de seu antigo padre, dom Onécimo Alberton, hoje bispo de Rio do Sul, eleito Secretário pelos bispos do Conselho Episcopal da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

Dom Salm

Nascido em 11 de outubro de 1952, dom Salm é natural de São José, SC. Foi ordenado padre desde 1979, passou parte de sua missão como formador. De 1980 a 1991 foi professor e orientador dos alunos no Seminário Menor Metropolitano. De 1992 a 2008 foi reitor do Seminário de Teologia e coordenador arquidiocesano da Pastoral Vocacional.

No dia 29 de março de 2011, no período de Sede Vacante, foi escolhido pelo Colégio de Consultores para ser o Administrador Arquidiocesano de Florianópolis, até a chegada do novo arcebispo, dom Wilson Tadeu Jönck. No ano seguinte, 2012 foi nomeado pelo papa Bento XVI como bispo da Diocese de Tubarão. Ele acumula a função de Administrador Apostólico da Diocese de Blumenau, sede vacante desde o ano passado. Seu lema episcopal é “Ide para a vinha”.

Dom Flach

Natural de Bom Princípio (RS) e nascido 1952, dom Jacinto Inacio Flach é bispo desde 2004. Seu lema episcopal é “Anuncio-vos a misericórdia”. Na época, assumiu a função de Vigário Episcopal do Vicariato de Guaíba (RS), na Arquidiocese de Porto Alegre. Em 2009, ele chegou à Criciúma como bispo titular.

Dom Alberton

Dom Onécimo Alberton tomou posse como bispo de Rio do Sul, na Catedral São João Batista, neste dia 15, sua primeira diocese. Quando foi nomeado, ano passado, atuava como padre na paróquia do bairro Michel, em Criciúma. “Estou no meio de vós como aquele que serve” é seu lema episcopal. Foi ordenado padre em 1992 na diocese de Tubarão. Em 1998, foi integrado ao clero da Diocese de Criciúma, por ocasião de sua criação quando atuava em Cocal do Sul.

Com informações da http://agenciacnbbsul4.org.br/