Durante a solenidade, foram homenageadas entidades e pessoas que atuam no combate a violação dos direitos humanos

​Assembleia Legislativa de Santa Catarina – ALESC, promoveu, na noite de 17 de março, uma Sessão Especial alusiva a Campanha da Fraternidade de 2014, que tem como tema “Fraternidade e o Tráfico Humano”. O evento foi uma proposta do deputado Padre Pedro Baldissera e reuniu lideranças católicas e várias entidades e pessoas que atuam no combate a violação dos direitos humanos, algumas delas compuseram a mesa diretiva do Plenário Osni Regis.

Durante a solenidade, alguns representantes das entidades fizeram o uso da palavra. Dom Wilson lembrou que o tema da Campanha da Fraternidade se refere principalmente a quatro modalidades: a exploração do trabalho escravo; o aliciamento de pessoas para exploração sexual; o tráfico de pessoas para venda de órgãos; e venda de crianças para a adoção.

Ele disse que a Igreja e a sociedade se opõem a esta prática porque fere a dignidade humana. “Em vista da dignidade, inerente a cada ser humano, ninguém pode ser instrumentalizado por estruturas sociais, econômicas ou políticas. Somos convidados a envidar todo esforço para que nenhuma pessoa seja reduzida a categoria de mercadoria. Quem nenhuma pessoa seja explorada para fins alheios a sua dignidade como acontece em toda forma de tráfico humano”, afirmou o arcebispo.

Pe. Pedro Baldissera, proponente da Sessão, disse que a Campanha da Fraternidade é o momento apropriado para que a sociedade reflita, organize e atue, de forma mais aprofundada, sobre temas que atingem todas as pessoas. “No tema desse ano, encaramos uma dura realidade: a escravidão do homem pelo homem”, disse.

Ele apresentou dados sobre situação das pessoas que sofrem desse mal no Estado, Brasil e mundo. “Os números só demonstram a importância de, com toda urgência, nos voltarmos a uma reflexão sobre que mundo estamos construindo, e que valores norteiam esta construção. Acredito que está doente uma sociedade cuja base de interesse é voltada quase exclusivamente ao lucro. E o melhor remédio para ela é semear a capacidade de olhar, a partir dos olhos dos nossos irmãos e irmãs, tudo que nos cerca”, acrescentou.

O deputado Juarez Ponticelli, presidente em exercício da Alesc, lembrou que em setembro de 2013, a casa legislativa promoveu um evento alusivo às pessoas desaparecidas. O evento foi uma solicitação do Major Marcus. “Nele, foi apresentados dados alarmantes e reveladores da situação dos desaparecidos no Estado”, disse. O deputado anunciou que este ano a Assembleia promoverá um seminário para debater o tema com maior profundidade.
Homenagens

Ainda durante a solenidade, foram homenageadas 14 pessoas e/ou entidades que se destacam pelos relevantes serviços prestados em favor da dignidade, da justiça e da segurança, na conscientização e no combate as diversas formas de violação dos direitos humanos. Entre elas, estava o nosso arcebispo Dom Wilson Tadeu Jönck e a Irmã Elisabete Perondi, da CRB.