Já se encontram a disposição na nossa secretaria paroquial os livretos para as novenas em preparação ao santo Natal.

A proposta do Livreto do Advento/Natal é fazer a novena iluminada pelos textos bíblicos que nos preparam para o Natal.

No Tempo do Advento/Natal somos tocados pela Espiritualidade Natalina. Vivemos a preparação para o Natal em meio a uma sociedade consumista, bombardeados por propagandas que nos exploram comercialmente, distorcendo o verdadeiro sentido do Natal. Nesse ambiente, somos convidados a ouvir a voz profética que clama, pedindo para prepararmos o caminho do Salvador, na esperança e no júbilo do encontro com Ele.

Este livreto contém nove encontros orantes, os quais contemplam a alegria do Natal desde o anúncio dos profetas até a visita dos Reis Magos.

Os nove encontros reforçam as relações de família, amizade e comunhão, e fortalecem o verdadeiro sentido do Natal no encontro com Jesus de Nazaré e na união com os irmãos e irmãs.

Os grupos poderão decidir fazer os nove encontros em dias seguidos ou distribuí-los durante as quatro semanas do Advento.

Oração inicial – Em todos os encontros iniciamos com a Oração do Anjo (Angelus), e continuamos refletindo e rezando o tema iluminado pelo texto bíblico.

Compromisso – Vela Solidária – A prática do Projeto 10 Milhões de Estrelas será nosso gesto concreto. Acender a vela solidária na noite de Natal, nas casas, nas praças, nos grupos… Esse gesto solidário unirá milhões de mãos rezando pela paz e unidade, por misericórdia e um mundo melhor.

A alegria do Natal será completa quando nos dermos conta de que somos parte de uma única família humana.

Que a Palavra de Deus seja lâmpada para nossos pés, e a estrela de Belém luz para nossos caminhos!

O livreto está disponível na Coordenação de Pastoral e em todas as paróquias da Arquidiocese. Clique aqui para baixar (pdf)

Apresentação de Dom Wilson

A alegria é o tema presente em todos os encontros desta novena de preparação para o Natal. A alegria é dos sentimentos mais nobres e um dos gestos mais importantes que o ser humano pode expressar. E o Natal é um tempo marcado pela alegria. As luzes, a música, os gestos de solidariedade criam uma atmosfera de festa e de alegria.

Mas há alegria e alegria. Ela pode ser observada quando nosso time preferido vence, ou quando recebemos o pagamento do nosso salário. Há alegria, quando frequentamos a casa de um amigo. Ficamos alegres, quando concluímos um trabalho exigente. A alegria está presente, quando nos divertimos, quando brincamos, quando fazemos festa.

Há, no entanto, uma alegria que toma conta de nós quando fazemos o bem ao outro, quando somos capazes de sofrer pelo outro, quando esquecemos de nós e vivemos para o outro. É uma alegria mais profunda, mais duradoura. Toma conta de todo o ser e dá mais densidade à vida da pessoa. É esta alegria de que fala o Papa Francisco na sua encíclica “ A alegria do Evangelho”. A mesma alegria envolve os personagens lembrados nos encontros desta novena de Natal. É a alegria que acontece quando Deus toca a vida do ser humano.

Para concluir, três pensamentos: “Saber encontrar alegria, na alegria dos outros” (Bernanos). “Adormeci, e sonhei que a vida era alegria. Despertei, e vi que a vida era serviço. Servi, e vi que o serviço era alegria” (Tagore). “Deus nunca perturba a alegria dos seus filhos, se não for para lhes preparar uma alegria maior”(Manzoni).

Desejo a todos um Natal de alegria. “Deus está conosco. Alegremo-nos e n’Ele exultemos”.

Natal de 2016

Dom Wilson Tadeu Jönck
Arcebispo Metropolitano

gbf_201611161130

Clique para baixar o arquivo do livreto (pdf)